Para manter a saúde bucal em dia, recomenda-se a limpeza dos dentes a cada seis meses, em consultório odontológico. Independentemente de uma boa higienização bucal, com enxaguante e fio dental por exemplo, nossa boca tende a acumular tártaro e placa bacteriana. Nada melhor do que resolver isso com ao menos duas idas por ano ao dentista, não é mesmo? Assim você evita possíveis doenças periodontais e danos às estruturas da boca. Entenda a seguir a importância de fazer a limpeza dentária profissional ou profilaxia bucal.
Como é feita?
Antes de entender melhor a importância da profilaxia bucal, precisamos saber como ela funciona. O processo começa com uma avaliação clínica. Logo na sequência, inicia-se a limpeza dos dentes com a remoção do tártaro e das demais impurezas.
Tratamentos de canal e possíveis doenças
Realizar a limpeza dos dentes respeitando a periodicidade mínima de ida ao dentista traz vários benefícios: além de manter uma boa higiene bucal, isso reduz a necessidade de tratamentos (como o de canal) e o surgimento de enfermidades bucais (como periodontite e gengivite). Assim, evita-se o aparecimento de cáries e o avanço de doenças que estejam se desenvolvendo há seis meses ou até menos.
Perda dos dentes
Outro ponto importante para não deixar de procurar um dentista regularmente é a possibilidade de perder os dentes por conta do avanço das cáries e outras doenças. Se um tratamento não for feito no seu devido tempo, existe esse risco. E ninguém deseja passar por uma situação como essa, certo?
Como vimos, prevenir é sempre melhor do que remediar. Então lembre-se de agendar a sua limpeza a cada seis meses e evite problemas sérios como tratamentos de canal, doenças e até mesmo a perda dos dentes.
Continue acompanhando os nossos conteúdos sobre saúde bucal e não se esqueça: mantenha sua rotina diária de higienização bucal para um sorriso bonito e saudável.